terça-feira, 21 de julho de 2009

Terrenos da CHESF viram lixão


A má destinação do lixo na capital tem sido um problema constante e que vem preocupando as autoridades. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Teresina já mantém a coleta domiciliar de lixo e reforça a fiscalização nos terrenos baldios. Mas, não só a prefeitura tomou partido da discussão a cerca de uma solução para o problema. Agora, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, também se preocupa com a situação.

De acordo com o gerente regional da CHESF, Airton Feitosa, o lixo que antes existia apenas em terrenos baldios, agora também está sendo jogado nos terrenos da companhia onde ficam instaladas as torres de transmissão de energia. “Isto é algo muito perigoso. Jogar lixo nestes locais além de prejudicar bastante o meio ambiente pode causar danos ainda maiores, pois muitos insistem em queimar o lixo. Estas queimadas próximas das torres podem levar a uma tragédia como uma explosão, por exemplo” alerta o gerente.

As SDUs alegam que a prefeitura já faz a sua parte através da coleta domiciliar de lixo, que é regular. “Já fazemos o que eu pode ser feito. Nesses terrenos baldios onde a incidência de lixo é mais freqüente, sempre fazemos a coleta, mas, alguns dias depois o retrato é o mesmo de quando chegamos da última vez”, explica o superintendente da SDU Sul, João Pádua. Para tentar conter essas ações a prefeitura intensifica a fiscalização: “Estamos aumentando as fiscalizações nesses locais. Os responsáveis serão multados”, avisa o superintendente.

Os órgãos esperam que a população se conscientize da importância que é preservar o meio ambiente e, desta maneira evitem que consequências piores possam acontecer. “Esperamos contar com a colaboração de todos para que essa prática seja abolida de vez. É injusto trabalharmos para manter a cidade limpa enquanto a própria população ajuda a sujar. Se continuar assim, as multas não serão mais suficientes. Já estamos planejando até murar esses terrenos”, lamenta o superintendente da SDU Sul.


Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário