quarta-feira, 1 de julho de 2009

Diminui os casos de dengue em Teresina


A Fundação Municipal de Saúde divulgou dados do primeiro semestre de 2009 sobre ocorrências de dengue em Teresina, os resultados foram comparados com o ano de 2008. No primeiro semestre deste ano, foram confirmados somente 624 casos, menos da metade do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.227 pessoas foram atingidas pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. Os adãos foram divulgados nesta quarta-feira, 1º de julho, sem nenhum registro de morte pela doença este ano.

Segundo informações dadas pela Gerência de Epidemiologia da FMS, a redução acentuada do número de casos no município se deve ao trabalho intenso das equipes da atenção básica e de outros órgãos do município, bem como a uma conscientização maior da população adotando procedimentos e novos hábitos para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

De janeiro a junho deste ano, foram notificados 1.031 casos suspeitos de dengue, dos quais apenas 624 foram confirmados. Relatório da Gerência de Epidemiologia da FMS aponta que o maior número de casos da doença foi registrado no bairro Promorar, com 36 casos. Em seguida, estão relacionados os bairros Mocambinho e Água Mineral (28 casos), Buenos Aires (27), Mafrense (26), São Joaquim (25), Angelim (19), Itararé, Santo Antônio e Pedra Mole (18).

Já os bairros Alto da Ressurreição e Memorare registraram, cada um, 15 casos. Parque Piauí e Santa Maria da Codipi tiveram 13 casos confirmados. Doze casos foram registrados no Renascença e região central da cidade, enquanto Todos os Santos teve 11 e Primavera, 10.

A faixa etária com maior número de ocorrências confirmadas no primeiro semestre deste ano foi entre as pessoas de 20 a 34 anos, com 350 casos. Entre a população de 35 a 49 anos, foram registrados 179 casos de dengue, e 113 entre 15 e 19 anos. Na faixa etária de cinco a nove anos, houve 96 casos, e 95 entre 50 e 64 anos.

Outros 84 casos da doença foram confirmados entre as crianças de 10 a 14 anos, 61 casos entre um e quatro anos e 26 entre 65 e 79 anos. Vinte ocorrências de dengue estão relacionadas entre as crianças menores de um ano. Na população acima de 80 anos, foram confirmados sete casos.

Mesmo com a redução, os técnicos da saúde municipal alertam à população para a prevenção da doença, alerta também o mosquito da dengue é traiçoeiro e pode voltar, com força, a qualquer momento, desde que as pessoas se descuidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário