segunda-feira, 20 de julho de 2009

Projeto pioneiro reintroduz macacos há natureza


Em parceria com a UFPI, IBAMA o Zoobotânico de Teresina levará macacos ao seu habitat natural.


O Zoobotânico de Teresina, junto com biólogos da universidade federal ,do IBAMA, Chesf e universidade federal de Pernambuco, estão fazendo a transferência de alguns macacos do Zoobotânico de Teresina para a cidade de Guadalupe no Piauí, na barragem de boa esperança. O projeto esta sendo realizado em conjunto com a Chesf e outras entidades. O objetivo é a reintegração desses animais ao seu habitat natural.


Segundo os biólogos do parque os animais estão convivendo demais no mesmo ambiente humano, este projeto esta sendo realizado com o objetivo de deixar estes animais cada vez mais próximos da natureza, em contato direto com outros animais e com seu habitat natural.


Estes macacos que estão sendo transferidos serão monitorados durante um grande período, até eles se adaptarem ao local, biólogos das universidades e do IBAMA estarão fazendo este monitoramento.


Os animais que ficam no Zoobotânico são aqueles que não possuem condições de ser reintroduzidos a natureza, já os animais que serão transferidos podem sim se reintegrar ao seu lugar de origem.


Para a substituição destes animais, estão sendo trazidos outros macacos da Paraíba, esta semana.
Os macacos serão levados para Guadalupe na quarta-feira desta semana.
Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário