terça-feira, 21 de julho de 2009

Higiene previne transmissão de doenças em centros de estética

Vivemos numa época de intensa busca pela beleza. Em decorrência disso os centro de estética da capital vivem “abarrotados” de mulheres em busca de charme e elegância. Porém não se pode esquecer é que além da beleza, a saúde também é importante para as mulheres frequentadoras desses ambientes, então a higiene não deve ser descartada.

Os salões de beleza devem estar em dia com as normas de segurança da Vigilância Sanitária, e os que não seguem as regras básicas de limpeza estipuladas acabam transmitindo doenças para seus clientes. Um exemplo do que se pode contrair em uma ida ao salão é a hepatite C, que pode ser transmitida através de alicates e tesouras contaminados que acabam sendo compartilhados por vários clientes do salão sem serem esterilizados.

No Centro Estético Beleza e Cia situado no bairro Jóquei Clube, zona Sul de Teresina, a proprietária Fátima Sousa se diz adepta as regras básicas de higiene para o melhor tratamento de seus clientes. Fátima garante que no seu salão tudo é previamente higienizado, desde as escovas até os prendedores de cabelo “Nosso material é esterilizado em autoclave e conservado em sacos plásticos descartáveis até a próxima utilização”, destaca a profissional.


As manicures, que ficam em contato direto com os clientes, devem cuidar bem de seus instrumentos de trabalho e preferir tudo descartável.


As lixas de unha e palitos devem ser sempre descartáveis, assim como as luvas utilizadas pela manicure, pedicure ou podólogo. Na sala de depilação, a cera reaproveitada também indica perigo. O ideal é que todo o material da depilação seja descartável, já que pode ajudar a proliferar microorganismos como fungos e bactérias.


Dicas de profissional


De acordo com a dermatologista Vanda Gomes, alguns cuidados são fundamentais para evitar riscos à saúde. “É importante verificar se os alicates de unha, tesouras e outros instrumentos não-descartáveis são esterilizados. Caso não sejam, existe uma grande possibilidade de se contrair infecções por fungos ou bactérias e até mesmo hepatite C”, alerta. Os clientes também devem checar os instrumentos utilizados pelos profissionais.


A dermatologista explica também que as bacias onde se colocam mãos e pés devem ser lavados com cuidado. “O ideal é que estes recipientes sejam lavados com sabão e água sanitária, além de serem escaldados com água fervente para prevenir a contaminação por fungos e bactérias”, destaca.



Dicas para higienização dos salões de beleza

- Lavar muito bem as mãos com água e sabão e sempre usar luva descartável.

- Lixas e palitos devem ser descartáveis, usar uma vez e jogar fora. As toalhas, cada cliente deve ter a sua.

- Materiais de metal, como alicates, espátulas e cortadores de unha exigem um cuidado especial. Após cada uso esfregar com uma escova usando água e sabão. Depois disso, eles estão prontos para serem esterilizados.

-A esterilização deve ser feita em aparelhos especiais chamados autoclave ou em estufas. O procedimento correto leva de uma a duas horas.

- Tomar a vacina contra hepatite B



Por Emanuela Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário