terça-feira, 21 de julho de 2009

Inaugurada nova sede da Assistência Farmacêutica do Piauí



A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou na manhã desta segunda-feira, 20, as novas instalações da Assistência Farmacêutica do Piauí. O novo endereço está localizado agora na Rua 24 de janeiro, 124 - centro de Teresina, próximo à Igreja São Benedito.
A sede compreende uma unidade da Farmácia Popular do Brasil, a Farmácia de Medicamentos de Alto Custo (os chamados medicamentos excepcionais) e a administração da Assistência Farmacêutica, que também envolve a coordenação da compra e distribuição dos medicamentos consumidos nos hospitais da rede estadual, a farmácia da atenção básica - direcionada para os municípios - e o socorro com remédios a áreas atingidas por calamidades.

“A meta é que possamos fazer com que os serviços tenham não só uma descentralização maior, mas também localizados em regiões da cidade que sejam de fácil acesso e com maior conforto aos que trabalham e precisam do serviço, de modo que melhore o atendimento”, ressaltou o governador.

Os investimentos na reforma do prédio e equipamentos somam um total de R$ 248 mil. “Este espaço vai proporcionar um atendimento agora mais humanizado para aquelas pessoas que precisam deste serviço e uma equipe treinada para a realização dos atendimentos”, afirmou Assis Carvalho.

Medicamentos Excepcionais
A Farmácia de Medicamentos Excepcionais fornece 112 medicamentos para 36 patologias diferentes. O atendimento é agendado (o paciente tem dia e hora marcada para receber o medicamento e a orientação do farmacêutico). Por dia, são atendidas mais de 300 pessoas.

A demanda por medicamentos excepcionais não cessa de aumentar. Em 2002, o Piauí tinha 1,2 mil pacientes inscritos no programa. Hoje, são mais de 6,5 mil pessoas. No ano de 2008, a aquisição de medicamentos excepcionais custou aos cofres públicos R$ 31.979.590,44, recursos oriundos do Ministério da Saúde e Tesouro Estadual.
O atendimento está descentralizado em 16 pontos: seis em Teresina, dois em Parnaíba, dois em Picos, além de Piripiri, Campo Maior, Floriano, Bom Jesus, Oeiras e São Raimundo Nonato.

Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário