segunda-feira, 27 de julho de 2009

PF divulga campanha para recadastramento de armas


Hoje a tarde a Polícia Federal divulgou, em coletiva para a imprensa, a 2 campanha nacional para o recadastramento de armas de fogo. O prazo para a regularização é até o dia 31 de dezembro deste ano.

De acordo com o superintendente da Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato Dias, afirmou que a campanha a nível nacional tem o objetivo de cadastrar o maior número de armas possíveis. “Existem hoje cerca de 14 milhões de armas de fogo no Brasil. Destas, 4 milhões, o que corresponde a 1/3 deste número, estão na ilegalidade”, afirma o superintendente.

Para auxiliar na campanha, a PF promove a Caravana do Desarmamento, onde equipes itinerantes atuarão nos serviços de recadastramento e cadastro de armas nas cidades pólos e interior do estado. Durante a coletiva, Renovato ressaltou que, o ideal seria a devolução das armas, onde, dependendo do modelo, o proprietário pode receber até R$ 300,00 pelo objeto. Após recolhidas, as armas serão entregues para o exército para a destruição.

O recadastramento e o cadastro das armas que ainda não foram notificadas, já pode ser feito a partir de hoje, na sede da Polícia Federal. O proprietário da arma deverá portar os seguintes documentos:
-original e cópias autenticadas da cédula de identidade;
-do CPF
-do comprovante de residência
-do registro de arma emitido pelo órgão estadual competente (caso a arma já tenha sido registrada);
-nota fiscal da compra da arma ou de documento que comprove a sua origem (para as armas ainda não registradas);
-formulário do sistema nacional de registro de armas. Este último pode ser adquirido no site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br

A partir do prazo estabelecido para a regularização das armas, segundo a PF, será crime a posse ilegal de arma. O descumprimento da lei coloca o proprietário da arma na ilegalidade, o que pode levá-lo de um a três anos de prisão.

Confira agora mais informações ou adquira o seu formulário do sistema nacional de registro de armas no site da PF:www.dpf.gov.br




Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário