sábado, 4 de julho de 2009

Prefeitura intensifica cadastro de diabéticos e hipertensos

Um pacto firmado entre a prefeitura de Teresina e o Ministério da Saúde pretende cadastrar cerca de 2600 diabéticos e 10 mil hipertensos até o final deste ano. O cadastro é de responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e é feito através do acompanhamento e cadastramento de pacientes portadores de hipertensão é diabetes, desenvolvido por todas as equipes do Programa Saúde da Família e serviços ambulatoriais do município.

De acordo com a coordenadora do programa, Edna Lima, os portadores dessas doenças são vinculados ao programa para terem garantido o acesso a todos os serviços gratuitos oferecidos pelo município, tais como acompanhamento das equipes da atenção básica, consultas médicas, exames laboratoriais, medicamentos, orientação sobre estilo de vida, hábitos alimentares, entre outros benefícios.

Atualmente um total de 40, 75% de hipertensos e 32,98% de diabéticos, 42.119 e 8.586 respectivamente, estão sendo acompanhados com os serviços oferecidos pela atenção básica. A Prefeitura aderiu ao Plano Nacional de Reorganização da Atenção aos Portadores de Hipertensão Arterial e Diabetes, do Ministério da Saúde, desde 2002. “A intenção é atender melhor esses grupos. Nossa meta é cadastrar um total de 103.348 hipertensos e 26.032 diabéticos até o final do ano’’, finaliza a coordenadora do projeto.

Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário