domingo, 19 de julho de 2009

Encerram hoje as inscrições para o Enem



Termina neste Domingo (19) por volta das 23h59 o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) decidiu prorrogar as inscrições, que se encerrariam na última sexta-feira (17), por causa do grande número de acessos ao site http://enem.inep.gov.br/inscricao, o que causou problemas e deixou o sistema muito lento.



A recomendação dada pelo Inep é que o candidato procure um computador com acesso rápido à internet e não deixe para a última hora para se inscrever. Eles também alertam que o candidato deve bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.



A data para pagar a taxa de inscrição de R$ 35, caso o candidato não seja isentos, vai até quarta-feira (22). O pagamento deve ser feito dentro do horário bancário. É possível gerar o boleto até o dia 22, por meio do sistema de acompanhamento de inscrição. Mas se o aluno já tiver concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar carente. O estudante que ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente.



Em caso de algum problema como a geração do boleto por engano deve acessar novamente o site http://enem.inep.gov.br/inscricao, usando o CPF e a senha, e clicar em "Acompanhe a sua inscrição". Nessa área, haverá um campo para mudar os dados e a possibilidade de gerar novamente o boleto ou solicitar isenção.



O Enem tem batido recordes de inscrições por conta das 55 universidades federais, 45 instituições que adotarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 8 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.
São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.



Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos. Mas além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.

Você teve dificuldades para se inscrever no Enem pela internet?
Responda aqui!


Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário