sexta-feira, 24 de julho de 2009

HGV faz multirão contra câncer de pênis


A Sociedade Brasileira de Urologia lançou campanha de prevenção ao câncer de pênis.Como um dos estados do nordeste com maior incidência da doença, o Piauí mobilizou-se para realizar cirurgia de fimose, um dos principais fatores causadores da doença. As cirurgias começaram ontem e terminam hoje.

Cerca de 50 a 70 cirurgias serão realizadas até amanhã no HGV. Só hoje mais de 15 prostectomias, cirurgia para fimose, foram realizadas no local.O multirão acontece em todo o país pela Sociedade Brasileira de Urologia. A iniciatiav deve-se ao afto de que o câncer de pênis vem atingindo muitos homens, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde os índices de pobreza são maiores.

De acordo com o dr. Alesse Ribeiro, urologista, um dos principais motivos que causam a doença é a fimose e a falta de higiene no órgão. " Homens que não foram operados de fimose possuem maior risco de desenvolverem a doença, pois, a fimose impede uma limpeza adequada do pênis por causa da pele do prepúcio que pode ser pouco elástica ou muito estreita. Além disso a prática sexual sem o uso da camisinha e a existência de DST's podem desencadear também a doença", explica o médico.

Por ano no Brasil, cerca de 1.200 amputações de pênis são feitas. O estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que 81,62% dos casos de câncer de pênis acometem homens acima de 46 anos.

As operações do multirão são gratuitas e duram menos de uma hora. No entanto, o melhor é evitar a doença.Para saber mais informações acesse a pägina do Instituto Nacional de Câncer através do endereço www.inca.gov.br


Por Samilla Melo

Confira no vídeo mais informações sobre a doença:


Agora é a sua vez de dar sua opinião: Você acha que o preconceito e o machismo impedem que muitos homens procurem este tipo de orientação médica?

( ) Sim

( ) Não

Não deixe de votar!

Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário