segunda-feira, 20 de julho de 2009

Casa de Zabelê expõe peças produzidas por jovens


A Casa de Zabelê é conhecida por resgatar a auto-estima de meninas em situação de risco há mais de 8 anos. Com cerca de 115 jovens atendidas pela entidade, várias atividades são oferecidas com o intuito de estimular o senso crítico das alunas e melhorá-las para o mercado de trabalho. Uma delas é a oficina de moda, onde as peças produzidas pelos jovens serão exibidas em uma exposição na Casa da Cultura.


Cerca de 17 alunos compõem a turma. Rapazes e moças aprendem o ofício do corte e costura e mais além do que isso: aprendem a história da moda e a reinventar os conceitos adquiridos através das aulas. Instrutores preparados atuam nos cursos e ajudam a melhorar a vida de muito jovens. Uma delas é Jackeline, de 19 anos. A jovem confessa que os motivos que a levaram a procurar o curso foram a falta de oportunidade no mercado de trabalho, uma das principias queixas dos jovens atualmente. “Eu estou aprendendo bastante aqui e já me sinto preparada para encarar o mercado de trabalho. Penso grande e acho que tudo é possível. Vou ser uma grande estilista”, confessa a jovem cheia de sonhos e confiante.

Da mesma maneira, Cosme Silva, sonha em crescer na profissão que está aprendendo na Casa de Zabelê: “Venho de uma família carente e procurei o serviço quando soube que as inscrições estavam abertas. Hoje, já tenho projetos de montar o meu próprio negócio com os meus familiares e melhorar de vida”, afirma o jovem.

“O curso é completo, os alunos assistem aulas que vão além da prática. Nossas peças tem a cara do Brasil; um país de raças, crenças, misturas, cores e costumes variados. É esse ideário que passamos aos nossos alunos. Uma identidade que eles recriam a partir dos seus conceitos e que se transformam em arte através das peças produzidas por eles”, enfatiza a coordenadora do curso profissionalizante de moda da instituição, Marta Martins. As peças serão expostas na Casa da cultura entre os dias 22, 23 e 24 de julho.



Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário