sábado, 4 de julho de 2009

Metade das crianças piauienses trabalham

O trabalho infantil vem sendo alvo de discussões entre autoridades e organizações de defesa dos direitos da criança. Durante fórum realizado em Teresina, esses membros junto a representantes da Delegacia Regional do Trabalho discutiram medidas para reverter esta realidade.

O estudo foi realizado pelo IBGE e constatou que no Brasil, duas em cada dez crianças que trabalham não frequentam a escola e, como consequência, a taxa de analfabetismo entre elas atinge 20,1% ,contra 7,6% no caso de crianças que não trabalham.

O estudo ainda aponta que entre as causas do trabalho infantil está a pobreza, alimentada pela distribuição de renda entre poucos e, em determinadas religiões, pelos padrões culturais que influenciam negativamente esse problema.

“A continuidade desse fenômeno provoca a perpetuação do ciclo de miséria que aprisiona as famílias, pois a pobreza dos pais leva os filhos precocemente ao trabalho como forma de aumentar a renda familiar e termina reproduzindo a mesma situação na geração seguinte”, explica o coordenador do fórum, Rubervan do Nascimento.

No Piauí, o estudo mostrou que 47,03% das crianças entre 5 e 15 anos trabalham . E o mais alarmante: 80% delas estão fora das escolas. “A maioria estão na agricultura e no trabalho doméstico’’, afirma o coordenador. Dentre as proposições do Fórum está o rastreamento de onde estas crianças estão para que as medidas possam ser tomadas. “No meio agrícola essas crianças estão mais fáceis de serem encontradas; mas, é no trabalho doméstico que encontramos a maior dificuldade, pois não podemos entrar nas casas para saber quem está explorando essas crianças. Eles ,os patrões, ainda usam a velha desculpa de que trazem essas meninas do interior para estudar, o que sabemos ser uma verdadeira farça.”

“Estamos planejando realizar no estado um trabalho de conscientização para a erradicação do trabalho infantil no estado. Dependemos muito de denúncias e esperamos, com isso, que a população aceite que esta prática é inaceitável e de que não se pode alienar os direitos básicos de uma criança, principalmente o de estudar’’ressalta Nascimento.

Para denunciar o trabalho infantil basta ligar para os números (86) 3222-6077 ou 3222-0001 e ao Conselho Tutelar de seu município.




Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário