segunda-feira, 20 de julho de 2009

Caminhão da cidadania oferece cursos para alunos de Guaribas


O Caminhão da Cidadania é um projeto do Governo do Estado através da Secretaria Assistência Social e Cidadania – SASC que oferece cursos profissionalizantes de corte e costura cabeleireiro e maquiagem para pessoas carentes, dentro de um caminhão equipado. Desta vez, o projeto atende pessoas do município de Guaribas, a 700 km da capital.


Os cerca de trinta alunos selecionados para participar do projeto foram trazidos de lá porque o caminhão não tinha condições de chegar até o município devido às más condições das estradas. Segundo os alunos, o esforço está valendo a pena: “enfrentamos uma longa e cansativa viagem para chegar até Teresina, tudo para aprendermos uma profissão e melhorar as nossas opções de trabalho no nosso município, que são poucas. Até agora estou muito feliz por estar aqui e agradeço a Deus pela oportunidade de participar desse projeto”, afirma Léssia Matias, que em Guaribas é auxiliar de serviços gerais numa escola, aluna do curso de coste e costura.


Os alunos estão alojados na sede do centro de treinamento da EMATER, na BR 343, onde lá recebem alimentação e moradia durante o curso. O cronograma de realização das aulas é de uma semana e iniciou hoje. As turmas assistem aulas durante toda a manhã e tarde, como um intensivão. Cléssio é aluno do curso de cabeleireiro e maquiagem e sente-se empolgado com o novo ofício que está aprendendo: “Estou me sentindo realizado por estar aqui fazendo este curso. Tenho certeza que quando sair daqui e voltar para a minha cidade estarei preparado para atuar na profissão e, quem sabe até montar o meu próprio negócio”, enfatiza Clécio Silva.


O projeto teve início este ano e já atendeu a dois bairros da capital, como Dirceu e Mocambinho. A coordenação do curso afirma que a escolha de Guaribas para a estréia do projeto de maneira intermunicipal é um grande avanço: “Guaribas é um município que sempre teve uma atenção especial do estado, isto por causa das precárias condições de vida que todos já conhecem. Como não podíamos ir até lá, trouxemos os alunos até aqui. Além da técnica, no fim do curso, os alunos ainda tomam aulas de empreendedorismo, onde poderão ter noção de como administrar seu próprio negócio”, afirma Franciana Beleense, diretora do programa.




Por Samilla Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário