quarta-feira, 22 de julho de 2009

Detran lança campanha motociclista consciente


Em face do elevado número de acidentes envolvendo motociclistas, o Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, irá realizar no interior do estado do Piauí, um trabalho educativo de conscientização voltados para esses usuários. O trabalho é uma realização em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, Secretaria Estadual de Saúde – SESAPI, Sindicato dos Mototaxistas e Assossiação dos Motociclistas.

De acordo com o diretor do Departamento, Jesus Rodrigues, o objetivo do projeto é sensibilizar os motociclistas e garupas para a necessidade de prevenção e combate aos índices de acidentes, além da adoção de um comportamento seguro no trânsito. “No Piauí nós temos metade da frota de veículos composta por motocicletas. O interior tem dois terços desse número, onde 75% dos acidentes acontecem em maior quantidade, contra apenas 25% da capital. Por isso, essa campanha será voltada exaustivamente para o interior”, ressalta o diretor do órgão.

Para a execução do trabalho serão realizadas palestras educativas ao público, distribuições de folders, fitas refletivas e ,parcerias com as autoridades destes municípios. “Queremos chamar essas autoridades para esta realidade. Para isso, apostamos em parcerias com os municípios. Queremos mostrar Teresina como exemplo porque consideramos que, graças a campanhas desse tipo temos uma boa educação no trânsito e ,apesar de concentrar metade da frota de motocicletas temos um percentual bem inferior em relação ao interior do estado. Essa proposta é a de municipalização via consórcios dos municípios”, explica Jesus Rodrigues.

A diretoria do departamento ainda ressalta a participação de ógãos da área de saúde envolvidos no programa. “Estas autoridades da saúde também estão preocupadas com esses índices, pois, de alguma forma, eles trabalham com as conseqüências dos acidentes. O hospital que recebe essas vítimas, ou o centro de reabilitação eu busca atuar nas seqüelas deste paciente”, finaliza Rodrigues.

Os órgãos do estado já iniciaram o projeto no interior. No momento, uma instituição de pesquisa foi contratada para levantar dados nos municípios e identificar quais deles possuem um maior índice de acidentes, o que vai nortear a atuação da campanha.

veja no vídeo abaixo dicas de como proceder em caso de acidente envolvendo motos:


Por Samilla Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário