terça-feira, 21 de julho de 2009

O Grito da Terra mobiliza trabalhadores rurais no Piauí



Cerca de 3000 trabalhadores rurais de 217 municípios piauienses promoveram o Grito da Terra, na tentativa de chamar a atenção das autoridades para a situação do homem no campo. Este ano o Grito da Terra Piauí, acontece dia 22/07 em Teresina, considerada a maior expressão de Luta do movimento sindical rural.


O tema deste ano será: “Por um Piauí Sustentável, Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Conservação Ambiental”. A expectativa é que cerca de 1.500 trabalhadores rurais de todo o Estado virão em caravana dos municípios.


O Grito da Terra é o maior evento de mobilização social do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR no Estado e se constitui num instrumento democrático de negociação das reivindicações e demandas da categoria rural voltadas ao desenvolvimento rural sustentável do Campo.


O movimento em sua 15ª edição vem propor, discutir e negociar ações voltadas à implementação de uma ampla e massiva Reforma Agrária, Fortalecimento da Agricultura Familiar e Conservação do Meio Ambiente. Tem por objetivo fortalecer a luta por produção de alimentos saudáveis, trabalho e renda com promoção da cidadania e dos direitos humanos.
Todas as reivindicação da 15ª edição contém 60 itens, que serão entregues ao Governo do Estado, Banco do Brasil, Nordeste, INCRA, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.


A concentração inicial será na sede do INCRA-PI, a partir das 06:00 horas da manhã, sendo que o termino de toda a atividade está previsto para ás 18:00 horas.
A saída será do INCRA seguindo pelas ruas e avenidas – Joaquim Ribeiro, Miguel Rosa, Desembargador Pires de Castro, Frei Serafim, Antonino Freire com destino ao palácio de Karnak e Praça da Liberdade.


Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário