terça-feira, 23 de junho de 2009

Prefeituras podem não pagar o 13º salário

A Confederação Nacional dos Municípios fez um levantamento no país que apontou índices preocupantes. De acordo com a pesquisa, 1751 municípios deverão ter dificuldades para pagar o 13º salário no final o mês. O número corresponde a 40% dos municípios do país. O Piauí é um dos estados com maior chance de ter os salários afetados.

De acordo com a Associação Piauiense de Prefeitos Municipais – APPM, no Piauí cerca de 100 prefeituras estão na eminência de cortar o benefício. Um dos fatores destacados pelo vice-presidente da associação, Alcindo Piuailino, seria a queda no Fundo de Participação dos Municípios. “A arrecadação foi muito deficitária este ano e muitos prefeitos podem ter dor de cabeça.’’ Ele destaca ainda que a crise econômica afetou de forma significativa o orçamento e as arrecadações: “As medidas adotadas pelo governo federal para conter a crise sem dúvida foram cruciais para o déficit nos cofres públicos. A redução de impostos é um bom exemplo disso.”

O crescimento no número de prefeituras é mostrado no levantamento como um fator que também contribui para estes índices. Em relação ao ano de 2002, o número de municípios aumentaram em 30%.

Diante disso, a Associação dos Prefeitos faz um alerta aos gestores municipais: ‘Nossa função como entidade é alertar esses prefeitos, para que tomem medidas preventivas no sentido de evitar que esta situação aconteça. Por enquanto é um risco e pode ser evitado. O corte e a contenção de gastos devem ser pensados como alternativas por esses gestores”, finaliza Alcindo.

Por Samilla Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário