sábado, 20 de junho de 2009

Hoje é o dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite


Foi aberta oficialmente neste sábado a campanha de vacinação 2009 contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. A solenidade ocorreu no Hospital do Buenos Aires, na zona Norte da cidade.


O Ministério da Saúde pretende atingir a meta para este ano de 71.042 crianças vacinadas em Teresina, isso representa 95% do total delas que vivem hoje na cidade.Para isso foram disponibilizadas para o município 100.900 doses de vacinas.


A campanha de vacinação contra a poliomielite teve iniciou no começo deste mês, onde foram distribuídas vacinas em todos as unidades de saúde da rede municipal. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde, ainda existem pelo menos 15 países no mundo onde são verificados casos de paralisia infantil.


A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.


Devem ser vacinadas todas as crianças até cinco anos de idade, a vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde da capital.


Confira vídeo ilustrativo sobre a Polio



Por Jainara Costa

narahcosta10@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário