terça-feira, 23 de junho de 2009

Mulheres ainda tem medo de denunciar agressão

Cerca de 80% das queixas registradas na Delegacia da mulher do Piauí, dizem respeito ás agressões físicas sofridas por elas. Atrás das estatísticas, contam-se histórias, e algumas dessas nem sempre têm um final feliz.

Não são todas as mulheres que permanecem fiéis à decisão de manter distância dos agressores e acabam voltando a prestar queixa pelos mesmos motivos. Algumas voltam atrás pedindo que a delegada solte seus companheiros em nome da família e do amor.

Vilma Alves é uma mulher de estatura baixa, negra elegante e corajosa.Tão corajosa que fundou há 20 anos, a Delegacia da Mulher do Piauí, a primeira das sete outra que se seguiram no estado.


A mulher brasileira, felizmente esta dando passos, na luta pelo fim da violência contra ela. Amparada pela lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006 e que vigora desde 22 de setembro de 2007, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Constituição Federal.

A lei agora garante que a mulher tem o direito de denunciar todo e qualquer tipo de violência. No entanto, a delegada ressalta que encorajar a mulher a denunciar ainda é muito difícil.

Cabe a mulher que sofre agressão que denuncie que faça valer seus direitos.



Por Emanuela Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário