quarta-feira, 17 de junho de 2009

Estudantes recorrem contra proibição da meia passagem para cursos de extensão

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT quer proibir a meia passagem para os alunos do curso de extensão. A medida vem gerando polêmica entre os estudantes.

Diante disso, integrantes do Diretório Central dos Estudantes – DCE da Universidade Federal do Piauí – UFPI, estão tomando providências para que a decisão do SETUT seja invalidada. Para os representantes dos alunos, a medida foi totalmente inapropriada e não houve nenhum aviso prévio ao DCE. “Nós só fomos avisados durante o processo de emissão da terceira remessa das carteiras e sem saber disso continuamos emitindo como vinha sendo feito nos últimos anos” explica Floro Almeida, diretor de finanças do DCE.

Para tentar remediar a situação a entidade já contratou um advogado. A argumentação legal irá analisar tanto o direito do desconto de 50% nos transportes e em atividades culturais, como a lei de diretrizes e bases, onde os estudantes de cursos de extensão estão vinculados no meio acadêmico como em qualquer outro curso.

De acordo com a assessoria jurídica do Diretório a justificativa do SETUT é de que os cursos de extensão da universidade não são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. “Não compete ao Conselho Estadual reconhecer cursos de nível federal. A carteirinha é válida em todo o Brasil para estudantes de cursos de extensão, por que aqui querem fazer diferente?” Argumentou o assessor jurídico do DCE que cuida do caso, Enzo Samuel.

Enquanto o impasse não é decidido, os estudantes dos cursos de extensão sentem-se ameaçados com a medida: “Eu, assim como milhares de estudantes, dependem do transporte coletivo para frequentar as aulas. Acho que o SETUT está querendo lucrar com isso. Pedimos às autoridades que acatem essa decisão, pois a meia passagem é válida para alunos do curso de extensão em todo o país. Como vai ficar a nossa situação?” Questiona Marco Gomes, aluno do curso de extensão em espanhol da UFPI.

A entidade avisa que não vai desistir de derrubar a medida imposta pelo SETUT “O DCE não vai se render a uma argumentação inválida do SETUT. Vamos continuar expedindo as carteiras informado a situação para os estudantes. Enquanto isso vamos procurar uma forma de resolver o impasse, tentando acordos, mas a nossa posição é de não aceitar a medida e faremos o possível para que ela seja impedida”, ressalta Floro Almeida.

Por Samilla Melo

Samilla_km@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário