segunda-feira, 22 de junho de 2009

Camara dos vereadores discute organização do carnaval

A Camara dos vereadores de Teresina discutiu hoje a tarde, medidas para melhor organizar o carnaval na capital. A proposta foi feita pelos vereadores Rodrigo Martins e Edvaldo Marques, ambos do PSB e encabeçada por representantes e membros das escolas de samba e blocos de rua. Participaram da audiência representantes das escolas de samba, blocos, entidades que congregam as escolas de samba, FCMC, FUNDAC, além de autoridades municipais, estaduais e federais que possuem alguma relação com o tema tratado.

De acordo com o vereador Rodrigo Martins, a discussão aconteceu com antecedência porque segundo ele, é comum em época de carnaval ocorrerem questões polêmicas como a falta de foliões que compareçam ao local. "Esta preocupação é de todos os representantes de escolas de samba e da cultura em geral. Temos uma manifestação carnavalesca riquíssima em nossa capital mas, que por algum motivo, não está sendo valorizada e não conquistou uma repercussão como deveria''.

Para o representante do bloco de rua "Os Paçocas", Messias Júnior, a falta de organização e delimitação de um estilo próprio desfavorece o reconhecimento do evento e não atrai os populares que preferem na maioria das vezes, viajar para conferir o carnaval no interior do estado. "É uma infelicidade muito grande para nós ver o trabalho de um ano inteiro ser desvalorizado dessa forma. Não podemos mais continuar fingindo que estamos bem porque isso não é a realidade, não temos mais público para ver os nossos desfiles. Estamos aqui para entrar em um acordo, se a prefeitura acha que inserindo trios elétricos no evento ele será mais frequentado, aceitaremos mas temos de nos organizar antecipadamente para assimilarmos essas definições e trabalharmos em cima delas", complementa Messias.

O vereador Edvaldo Marques, um dos propositores da audiência, espera que as discussões tenham resultados definitios e satisfatórios. "A audiência pública é a oportunidade de todos que fazem ou dizem gostar do carnaval de Teresina discutirem e formularem uma política que revitalize o carnaval em nossa cidade. Essa política, deve privilegiar tanto os foliões que permanecem na cidade como aqueles que, além de permanecer, vivem o carnaval da cidade com todas as suas dificuldades, sejam elas financeiras ou técnicas", finaliza o vereador.

Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário