terça-feira, 16 de junho de 2009

Livro reúne a história de 33 escritoras piauienses


A obra Antologia de Escritores piauienses, (Século XI à Contemporaneidade), que foi pré lançada no Salão do Livro do Piauí- Salipi, retrata a vida e obra de 33 escritoras piauienses contadas pelas professoras, Algemira de Macedo Mendes e Olivia Candeia Lima Rocha dos cursos de Letras/ português e história da Universidade Estadual do Piauí.

O livro possui 228 páginas, onde o leitor poderá conhecer a história de diversas escritoras importantes do Estado. A antologia é organizada em duas partes, a primeira traz resultados de pesquisas sobre as quatro primeiras mulheres que produziam literatura no Piauí, desde do século XIX a meados do século XX. Já na segunda parte , que é bem maior, estão reunidas os nomes de 29 escritoras que contribuíram ou ainda contribuem pra a Constituição da Literatura piauiense.

Histórias e relatos da vida de escritoras importantes não iram faltar, como a história de Amélia Carolina de Freitas Beviláqua, que nasceu no dia 7 de agosto de 1860, na fazenda Formosa, no município de Jerumenha, no Sul do Piauí. Ainda menina, Amélia, que era filha de desembargador, foi morar em São Luís (MA), onde o pai foi jurista e presidente da então província do Maranhão. Amélia iniciou sua vida literária bem cedo. Ainda enquanto estudante primária, ela chegou a integrar a Academia Piauiense de Letras (APL). A escritora piauiense, que falava francês e inglês fluentemente, concluiu seus estudos no Recife (PE) e faleceu em 1946, no Rio de Janeiro.

A oficina da palavra será o local de lançamento do livro, onde haverá ainda um recital, os organizadores também querem reunir todas as escritoras vivas no local do evento, a data de lançamento da obra ainda não foi confirmada.

Por Jainara Costa
narahcosta10@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário