domingo, 21 de junho de 2009

Internet: a tecnologia que vicia


Estamos no século XXI, considerado por todos a era da tecnologia, rapidez e agilidade. A máquina considerada líder em todos esses segmentos é o computador. A Internet, um sistema de comunicação que surgiu quase “sem querer” em plena guerra fria, é hoje capaz de interligar o ser humano ao mundo em um “estalar de dedos”.

A evolução da tecnologia acabou, felizmente, acarretando a queda de preços e o aumento no acesso aos programas dessa máquina a pessoas de baixo poder aquisitivo. A abertura de Lan houses, centros de Internet se multiplicam com o passar dos dias.

Em Teresina existem milhares de lan houses funcionando diariamente com o preço de R$1,00 à hora, com internet banda larga. Hoje o uso da Internet além de ter se tornado uma necessidade no âmbito educacional e profissional, trouxe para seus usuários o vicio.

A estudante de letras francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hilbênya Coeli Carneiro, 20 anos, se descreve como uma dependente da Internet. Depois de anos freqüentando quase que diariamente uma lan house perto de sua casa, ela finalmente adquiriu um computador, e assim considera que se tornou mais viciada ainda. “Todos os dias entro na Internet. Acho que sem um computador eu não seria nada. Além de trabalhos da universidade o PC serve para minha diversão. Já conheci até pessoas de outros países” Afirmou.

A jovem Hilbênya agora faz parte dos 36,3 milhões dos brasileiros que adquiriram computador e que podem navegar na rede no conforto de casa. “Ir pra lan house era muito legal. Mas agora o lado bom disso é que posso ficar muito mais tempo na Internet”. Completou.

O uso da Internet também virou mania no interior do Piauí. O paulista Israel Mendes Silva, 27 anos é dono de uma escola de informática e lan house há quase três anos na cidade de Itainópolis, que possui 10 mil habitantes e está localizada a 350 km de Teresina.

A Global informática, primeira e única lan house da cidade, que iniciou com quatro computadores, hoje os alunos da escolinha e freqüentadores avulsos já contam com quinze computadores com internet via satélite.

Ao mesmo tempo em que a abertura de uma única lan house em uma pequena cidade do interior trouxe o certo progresso que antes não existia, acabou acarretando também um vicio aos seus usuários. O intervalo no uso dos computadores da lan house de Israel não chega à meia hora.

Maria Aparecida, 12 anos, chega a gastar uma média de R$ 5,00 cada vez que vai a lan house “Ficar só uma hora online não tem graça. Eu gasto esse dinheiro sem pena, acho que é bem empregado” afirmou Maria.

Yasmim Ramos Pinto, 15 anos e estudante do 1º ano do ensino médio, é uma freqüentadora assídua de uma mesma lan house há mais de dois anos. Ela diz que usufruir tudo que a internet pode lhe dar a um preço tão pequeno é maravilhoso. “Já chamo de ‘minha lan house’ adoro ir lá. A Internet me encanta, ela é essencial pra mim” Afirma.

Apesar desses usuários admitirem que são viciados em Internet, afirmam que não necessitam de um tratamento mais sério. “Passar hora e horas na Internet para mim não pode ser considerada doença. A Internet me faz bem, e se me fizesse mal já tinha parado”. Afirmou Hilbênya Coeli.

De acordo com o Psicólogo Eric Pimentel, o vício na Internet é uma doença crescente na sociedade e o uso desordenado dessa tecnologia aumenta gradativamente os problemas de saúde de quem usa. “O vício na Internet, assim como em outras dependências, pode causar danos emocionais e físicos ao portador. Já acompanhei casos de pessoas que mudaram completamente os hábitos por causa do uso computador, até mesmo a higiene pessoal passa a “ficar de lado”. Os pais devem saber que assim como outras enfermidades, essa também possui tratamentos e os dependentes devem procurar ajuda de especialistas”. Esclarece Dr Eric.

Fica claro que a internet faz parte totalmente da vida da maioria da população piauiense e brasileira. O número de lan houses e de computadores a venda, mostra a busca de informação, diversão e rapidez que a nossa sociedade necessita hoje. Culturas se encontram e trocam suas experiência através de computadores espalhados pelo mundo todo. No entanto esse mecanismo deve ser utilizado com consciência e moderação não trazer junto com diversão um grande transtorno.

Sintomas físicos: taquicardia, a sudorese, a secura da boca, tremedeiras, comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo, como tendinite, obesidade, subnutrição, devido a má alimentação, e deformidade na visão, atacada pela luminosidade do monitor.
Sintomas psíquicos: incapacidade de concentração, angústia, sentimento de impotência, baixo rendimento escolar e profissional, e o sono.

Por Emanuela Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário