domingo, 28 de junho de 2009

Piauí já tem dois casos confirmados da Gripe A



A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite da última quinta-feira (25) dois casos da gripe influenza A (H1N1) no Piauí. O resultado dos exames feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, foi divulgado para o Governo do Estado por volta das 22 horas. O Governo do Estado já havia confirmado a existência de sete pessoas com suspeita de terem contraído a virose. Em todos os casos, as pessoas que apresentam suspeita da doença estiveram em viagens ao exterior.


Ontem (26), por volta do meio-dia, a equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida com a direção do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, para definir as medidas para o problema, em seguida o Secretario de Saúde, Assis Carvalho, concedeu uma entrevista coletiva afirmando que as duas pessoas foram infectadas na Argentina. Segundo ele, a Secretaria de Saúde continua acompanhando os quatro casos suspeitos.


Todos os casos confirmados e suspeitos foram atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella e estão em isolamento domiciliar. A Secretaria mantém sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas, mas destacou que eles receberam a medicação correta e que já serão tratados seguindo as novas normas, adotadas pela Secretaria, afirma ainda que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.


O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (27) que foram confirmados mais 69 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos estados de São Paulo (34), Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (7), Paraná (7), Minas Gerais (4), Distrito Federal (2), Santa Catarina (2), Espírito Santo (2), Pará (1), Maranhão (1) e Amazonas (1). Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 591.

Até 25 de junho, o Ministério da Saúde acompanhava 477 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 782 casos foram descartados.


Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário