domingo, 28 de junho de 2009

Confirmada primeira morte de Gripe A no Brasil


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo (28) a primeira morte no país causada por influenza A, a nova gripe. Um caminhoneiro de 29 anos, do Rio Grande do Sul, que esteve na Argentina, por sete dias, onde apresentou os primeiros sintomas da doença.

No dia 20 de junho ele foi internado em um hospital de referência, no Rio grande do Sul, no dia 23 de junho apresentou piora no quadro de saúde, onde teve insuficiência respiratória, o paciente faleceu hoje pela manhã, sendo o primeiro caso confirmado no Brasil.

O Ministério da Saúde, porém, não deu detalhes do paciente, mas divulgou mais 36 novos casos de gripe A, confirmados no país, o número total de casos subiu para 627. Apesar do alto número da doença, a transmissão no país é considerada limitada, não há circulação do vírus. As medidas adotadas anteriormente não serão modificadas.

A morte do paciente se deu 64 dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o mundo enfrentava uma pandemia da nova doença.

Por Jainara Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário