quinta-feira, 18 de junho de 2009

Piauí vai sediar o maior evento na arqueologia mundial: O Global Rock Art

No final do mês junho o Piauí sediar o congresso que vai ser um marco na arqueologia mundial. O Global Rock Art acontecerá de 29 de junho a 3 de julho na cidade de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina).


O Global Rock Art vai reunir pesquisadores, estudantes e outros interessados no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres. Cerca de 1.300 arqueólogos de todas as partes do mundo apresentarão seus trabalhos e informações relacionadas com todos os continentes, mostrando assim que a arte rupestre é uma manifestação cultural mundial.

O Congresso Mundial deve consolidar três décadas de pesquisa da professora Niède Guidon. A expectativa é que cerca de 600 autoridades da área, reunidas no Global Rock Art, reforcem a teoria de Guidon de que o primeiro homem do continente surgiu no Piauí, mais precisamente na Serra da Capivara. Os estudos começaram em 1973. Segundo a cientista, pelos dados encontrados até agora, o primeiro homem das Américas chegou ao continente ao mesmo tempo em que estava chegando a outras regiões do mundo, por volta de 130 mil de anos.

O homem que aportou na Serra da Capivara tinha uma cultura muito avançada, pela arte rupestre que foi encontrada suas representações de cerimoniais. Mas, infelizmente, a chegada do homem ‘civilizado', no século XVIII, foi extremamente violenta e massacrou esses povos.

mais informações acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário