terça-feira, 30 de junho de 2009

Começa hoje o 26° Salão Internacional de Humor do Piauí




O 26° Salão Internacional de Humor 2009 será aberto ao público hoje, no complexo cultural da Praça Pedro II. São cerca de 1.500 trabalhos inscritos, que ficarão expostos ao ar livre, na Avenida Frei Serafim, adro da Igreja São Benedito e Praça Pedro II.

Neste ano o evento promete trazer muitas novidades. Um delas é o Festival de Performances, além do Festival de Piadas e o Clube do Vinil.

O Teresina Rock, também promete movimentar o evento, com muito rock, pop, MPB, metal e música alternativa. O evento em programação de sete dias e 28 nomes da música piauiense no palco será aberto com os shows de Megahertz, Retrorock, Cornélio Gusmão e Durin Durin e Papanicolau, que acontecerão na Central de Artesanato. Os ingressos custarão R$ 5 a inteira e R$ 2,50 a meia. O Teresina Rock será realizado na Central de Artesanato Mestre Dezinho entre os dias 1º e 7 de julho.

O Salão Internacional de Humor do Piauí é um evento que já está consagrado no cenário cultural de Teresina e do estado do Piauí e espera a presença de um grande público.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Reunião define destino dos ambulantes fora do shopping

Após a inauguração do Shopping da Cidade, alguns vendedores ambulantes que ficaram excluídos do local por não efetuarem o cadastro ficaram sem rumo. A Prefeitura Municipal de Teresina resolveu analisar a situação dos camelos e promoveu uma reunião hoje pela manhã para definir o destino desses trabalhadores.

Participaram da reunião o prefeito Sílvio Mendes, vendedores ambulantes e autoridades, inclusive da oposição. Várias sugestões foram colocadas pelos presentes. A prefeitura determinou que os vendedores de água de côco poderiam continuar nos locais de sempre desde que prestassem um serviço de turismo, divulgando o turismo na capital através de camisetas que eles próprios usariam e distribuição de folders. Já os artesãos, presentes principalmente na praça Rio Branco, deverão ocupar agora a praça João Luís Ferreira.

No entanto há aqueles que não se enquadram em nenhuma das duas categorias. Diante disso, o vereador Décio Solano, do PT, sugeriu à Prefeitura que estes ocupassem a antiga Câmara dos Vereadores, que logo será substituída pelo novo prédio em frente a avenida Marechal Castelo Branco. “A proposta foi bem aceita pela prefeitura e logo estes vendedores estarão acolhidos na Câmara, que é um prédio público. ’’

Mesmo sendo da oposição o vereador assume a sua aprovação quanto as definições que a prefeitura tem feito: “A prefeitura tem demonstrado responsabilidade nas decisões quanto o futuro dos trabalhadores e da capital e, essas decisões tem agradado a todos, principalmente aos trabalhadores”, ressalta o vereador.



Por Samilla Melo

Artesã de Teresina produz buquês à base de chocolate

A vida da artesã Socorro Pereira é literalmente um doce. Moradora do Conjunto Dirceu Arcoverde I ela é produtora de bombons de chocolate há mais de 10 anos. Socorro se divide entre estudos, o trabalho como prestadora de serviço, família, e uma de suas atividades preferidas, a produção de centenas de chocolates.

As suas primeiras produções dos doces se limitavam a bombons, trufas e ovos de páscoa. Mas com o aumento das encomendas e a descobertas de novas formas de produzir, Socorro começou a incrementar suas vendas produzindo arranjos com chocolate.

A artesã cria buquês e acrescenta neles os chocolates em forma de rosas. Os primeiros exemplares encantaram tanto os clientes que Socorro passou a querer produzir muito mais.

Na produção dos bombons, Socorro conta com a ajuda de Regina, que além de amiga também é uma talentosa artista plástica. “A Regina é uma grande amiga e me ajuda muito nesse meu trabalho. Aprendi muita coisa com ela”. Declarou.

A venda de bombons além de ser feita no boca a boca, Socorro também começou a expor o seu trabalho nos órgãos públicos de Teresina “Já fiz a exposição dos meus produtos no prédio do TRE e no prédio da Justiça Federal”.

Os bombons também estão presentes nas festas da cidade. As encomendas são crescentes nas festas de 15 anos, casamentos e presentes. “Recebo muita encomenda de rapazes que querem presentear as namoradas, acho isso tão romântico”.
A artesã Socorro Pereira mostra total dedicação e amor ao trabalho que faz. “Estou de licença do meu serviço, mas continuo fazendo meus bombons. Gosto de fazer, além de ser uma terapia os doces me dão gratificação”. Finalizou.

Por Emanuela Pinto
manusp20@hotmail.com

domingo, 28 de junho de 2009

Confirmada primeira morte de Gripe A no Brasil


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo (28) a primeira morte no país causada por influenza A, a nova gripe. Um caminhoneiro de 29 anos, do Rio Grande do Sul, que esteve na Argentina, por sete dias, onde apresentou os primeiros sintomas da doença.

No dia 20 de junho ele foi internado em um hospital de referência, no Rio grande do Sul, no dia 23 de junho apresentou piora no quadro de saúde, onde teve insuficiência respiratória, o paciente faleceu hoje pela manhã, sendo o primeiro caso confirmado no Brasil.

O Ministério da Saúde, porém, não deu detalhes do paciente, mas divulgou mais 36 novos casos de gripe A, confirmados no país, o número total de casos subiu para 627. Apesar do alto número da doença, a transmissão no país é considerada limitada, não há circulação do vírus. As medidas adotadas anteriormente não serão modificadas.

A morte do paciente se deu 64 dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o mundo enfrentava uma pandemia da nova doença.

Por Jainara Costa

Piauí já tem dois casos confirmados da Gripe A



A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite da última quinta-feira (25) dois casos da gripe influenza A (H1N1) no Piauí. O resultado dos exames feito pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, foi divulgado para o Governo do Estado por volta das 22 horas. O Governo do Estado já havia confirmado a existência de sete pessoas com suspeita de terem contraído a virose. Em todos os casos, as pessoas que apresentam suspeita da doença estiveram em viagens ao exterior.


Ontem (26), por volta do meio-dia, a equipe da Secretaria de Saúde esteve reunida com a direção do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella, para definir as medidas para o problema, em seguida o Secretario de Saúde, Assis Carvalho, concedeu uma entrevista coletiva afirmando que as duas pessoas foram infectadas na Argentina. Segundo ele, a Secretaria de Saúde continua acompanhando os quatro casos suspeitos.


Todos os casos confirmados e suspeitos foram atendidos no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella e estão em isolamento domiciliar. A Secretaria mantém sigilo da identidade dos pacientes, evitando estigma social a essas pessoas, mas destacou que eles receberam a medicação correta e que já serão tratados seguindo as novas normas, adotadas pela Secretaria, afirma ainda que a rede pública está preparada para monitorar, diagnosticar e tratar precocemente os possíveis pacientes.


O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (27) que foram confirmados mais 69 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos estados de São Paulo (34), Rio de Janeiro (8), Rio Grande do Sul (7), Paraná (7), Minas Gerais (4), Distrito Federal (2), Santa Catarina (2), Espírito Santo (2), Pará (1), Maranhão (1) e Amazonas (1). Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 591.

Até 25 de junho, o Ministério da Saúde acompanhava 477 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 782 casos foram descartados.


Por Jainara Costa

sábado, 27 de junho de 2009

Programação cultural marca primeira semana do Shopping da Cidade

O Shopping da Cidade começa a funcionar na manhã desta segunda-feira, 29, na avenida Maranhão, com vasta programação realizada pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Na abertura do Shopping, a Banda 16 de Agosto vai receber os ambulantes que vão trabalhar no local e os primeiros visitantes a partir das 07 horas.

Em seguida, às 10 horas, será iniciada a apresentação do grupo Valor de PI. À tarde, das 16 às 18 horas, acontece a apresentação do Balé da Cidade de Teresina com a coreografia Fantasia Nordestina, assinada por Sidh Ribeiro. No segundo dia de funcionamento do Shopping, terça-feira, a Fundação leva o Bumba meu boi Touro da Paz, das 10 às 12 horas; e o Bumba meu boi Renascer do Sertão, das 16 às 18 horas.

Na quarta-feira, dia 1º de julho, a programação fica por conta do Grupo de Violões e sexteto do Escolão do Mocambinho (das 10 às 12 horas) e da Banda de Música Luiz Gonzaga (das 16 às 18 horas).
Na quinta, dia 2, o Shopping da Cidade recebe o projeto Arte Itinerante, que faz breves intervenções artísticas em espaços públicos da cidade através de uma trupe de artistas, das 10 às 12 horas. À tarde, das 16 às 18 horas, o espaço recebe o Grupo de Flauta Sopro Divino.

A sexta-feira será animada no Shopping da Cidade com a apresentação das 10h às 12h da Orquestra de Violões e Grupo de Dança. À tarde, das 16h às 18h, será a vez da Banda de Música Maestro Duda. Encerrando a primeira semana de programação, a Fundação Monsenhor Chaves leva a Banda de Música Luiz Gonzaga, das 10 às 12 horas, ao Shopping da Cidade.

Ivete Sangalo anima o 2º dia do planeta Micarina

A banda Fantasmão abriu a segunda noite do Planeta Micarina 2009. Puxando os blocos Leva Eu e Tô na Lua no corredor da folia, Eddy e sua turma fizeram a galera dançar até o chão ao som do seu groove arrastado, e tocando seu maior sucesso, o Kuduro. O vocalista da banda declarou estar feliz em voltar a capital piauiense e que esse é um de seus melhores públicos.

Em seguida a turma do Harmonia do samba liderada por Xanddy, não deixou a animação dos foliões ir embora. Ele cantou sucessos consagrados na carreira da banda como “Agachadinho” e “Vem neném” até sucessos novos como “Batida de rua”. E como sempre acontece, a mulherada foi ao delírio com a coreografia sensual de Xanddy que agradeceu do começo ao fim o carinho do público.

Quase meia noite e meia a musa baiana Ivete Sangalo entrou na arena show a bordo do seu trio elétrico Demolidor 3 e mostrou para o público presente porque é a melhor cantora da atualidade. Grávida de seis meses, Ivete não perdeu a animação, em todo o percurso. Ela cantou músicas de todo seu repertório de 12 anos de carreira. Sucessos como “Eva” e “carro velho” e mostrou as músicas de seu novo trabalho (Multishow registro-Pode entrar) como “Na base do beijo”, “sintonia e desejo” e como não podia faltar, o hit do momento “Cadê Dalila”. Ao se despedir Ivete declarou que é sempre um prazer voltar a Teresina e agradeceu aos fãs pelo carinho e os presentes que recebeu.

A banda Chicabana encerrou o segundo dia de festa. Com grande público ainda presente O vocalista Kiko interpretou músicas conhecidas e até a musica gospel “Entra na minha casa” de Regis Danesse. O publico aprovou e acompanhou animado.

Confira um performace de Ivete Sangalo em cima do Trio:


Por Emanuela Pinto

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Eva e Chiclete marcam o 1º dia de planeta micarina

O planeta micarina teve início nessa quinta-feira (25) no clima de muita alegria e diversão. A partir das 20:00h o espaço foi sendo preenchido por milhares do foliões em busca de muita curtição.


A banda forró Sacode abriu a festa num ritmo que virou moda nos carnavais fora de época do Brasil: o forró elétrico. As letras irreverentes e de duplo sentido estavam na boca do povo. “Estou muito feliz em voltar a Teresina e num evento como esse é melhor ainda. Vou animar essa galera com ‘todo gás” declarou o vocalista Tonny Guerra.

Em seguida e pela terceira vez em Teresina, o vocalista Saulo Fernandes e seu grupo Eva levou os fãs, que esperavam ansiosos por sua apresentação, à loucura. A banda iniciou o show ao som da música Rua 15, faixa de seu novo CD. Para alegria dos fãs Saulo declarou que estar emocionado por voltar a Teresina e que espera não demorar a vir outra vez.


E para fechar a festa com chave de ouro e levar os chicleteiros ao delírio, Bell Marques e sua turma animaram os foliões no último show do primeiro dia de planeta micarina. O chiclete executou um repertório que mesclava suas músicas consagradas como “chicleteiro, eu chicleteira ela” ao forró das festas juninas. Bell ainda lançou em primeira mão “Tutatá tututarará” uma canção que vai fazer parte de seu novo DVD e que já foi aprovada pelos fãs.

Por Emanuela Pinto

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos

Nessa quinta-feira(25) morreu o rei do Pop Michael Jackson.

"Michael Jackson, considerado o Rei do Pop, morreu na tarde desta quinta-feira (25) após sofrer parada cardíaca e ser levado às pressas para o hospital UCLA Medical Center, em Los Angeles. O cantor de 50 anos não estava respirando quando os paramédicos chegaram à sua casa e deu entrada no hospital em estado de coma."

Confira vídeo do cantor

Ambulantes iniciam mudança para o Shopping da Cidade

Nesta quinta – feira (25) vários vendedores ambulantes começaram a arrumar seus boxes para a venda de produtos no Shopping da Cidade. Hoje foi o último dia para a comercialização de produtos nas ruas do Centro de Teresina e eles terão até domingo para deixar os pontos de venda em ordem para receber os clientes na segunda-feira, quando será feita a inauguração do novo centro de compras da capital piauiense.

Mas a polêmica da mudança ainda continua, alguns ambulantes querem adiar a data de inauguração para o Shopping da Cidade, após um protesto feito em frente a Câmara municipal na tarde de ontem, o prefeito de Teresina Silvio Mendes, resolveu receber os vendedores para resolver o impasse, nesta sexta-feira eles iram se reunir no Salão nobre da Prefeitura, com mais alguns vereadores, para definir os rumos desta situação. Enquanto isso a data de inauguração do shopping esta confirmada para a próxima segunda-feira (29).

Com a saída dos camelôs do Centro da cidade, toda a região será revitalizada, dando uma nova cara para a capital. A licitação para as obras já foi aberta e estão previstas intervenções em todo o quadrilátero que compõe o Centro de Teresina. Entre as principais ações estão a aberturas das Ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes, bem como a readequação das calçadas e passeios para pedestres. As ações a serem executadas visam melhorar a fluidez no tráfego de veículos, além da segurança e conforto para os pedestres que circulam no Centro. Todas as intervenções fazem parte do Projeto Agenda 2015 de Teresina, que consiste em um planejamento sustentável para a melhoria da qualidade de vida do teresinense.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Tudo pronto para o Global Rock Art



A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) definiu os últimos detalhes e a programação completa do Congresso Internacional de Arte Rupestre, o Global Rock Art que será realizado de 29 de junho a 3 de julho, na cidade de São Raimundo Nonato.


Muitos visitantes, congressistas, turistas e moradores poderão curtir uma vasta programação que inclui shows com artistas piauienses em um dos pontos turísticos mais valorizados da cidade, a avenida João Dias, cinema no Alto do Cruzeiro, além de cine itinerante na zona rural de São Raimundo Nonato e cidades vizinhas.


Além do Congresso e das palestras os visitantes e turistas vão poder curtir diversas apresentações de artistas locais de cidades e povoados piauienses. Foram escolhidos para mostrar seus trabalhos durante o congresso. Nomes como Grupo Bandolins e Congo de Oeiras, Coral dos Vaqueiros de União, Vavá Ribeiro e Gonzaga Lú vão abrilhantar as noites culturais na Serra da Capivara.


Confira a programação completa:
Palco Praça de Eventos
Dia 28 de junho - Domingo20h - Duduca Moura - São Raimundo Nonato


Dia 29 de junho - Segunda-feira20h - Coral dos Vaqueiros de UniãoTita Veiga - São Raimundo Nonato


Dia 30 de junho - Terça-feira20h - Grupo de Dança - Pró-Arte - FumdhamTambor de Crioula da Chapada da Sindá - São João do ArraialGonzaga Lú - Teresina


Dia 1° de julho - Quarta-feira20h - Grupo de Música - Pró-Arte - FumdhamCongos de OeirasGilber Roney - São Raimundo Nonato


Dia 2 de julho - Quinta-feira20h - Grupo Novos Bandolins de OeirasBatuque de Curral Velho - São João do PiauíGrupo Ramami - São Raimundo Nonato


Dia 3 de julho - Sexta-feira20h - Grupo de Dança Afro - Ponto de Cultura - São Raimundo NonatoBalé Folclórico - Fundesc - São Raimundo NonatoHonorinho Santos e Elaine Moura - São João do Piauí

Palco do CruzeiroLocal: Cine Cajuí de Cinema Itinerante


Dia 29 de junho - Segunda-feira18h - Documentário Divino Encanto: Luciano KlausApresentação Artística: Grupo Culturarte São Raimundo Nonato


Dia 30 de junho - Terça-feira18h - Documentário: LezeiraApresentação Artística: Lezeira de Paquetá - Picos - PI


Dia 1° de julho - Quarta-feira18h - Documentário: Congos de Oeiras (Iphan)Apresentação Artística: Teatro de Bonecos - Teresina


Dia 2 de julho - Quinta-feira18h - Documentário: Como se faz um Pequeno Príncipe, de Franklin Pires, e O Retorno do Filho, de Douglas MachadoApresentação Artística: Capoeira de Quilombo - São João


Dia 3 de julho - Sexta-feira18h - Documentário: Samba de CumbucaApresentação Artística: Grupo Samba de Cumbuca - Campinas
Cine-Móvel


Dia 29 de junho - Segunda-feira18h - Povoado Novo Zabelê - São Raimundo NonatoFilme: Narradores de Javé


Dia 30 de junho - Terça-feira18h - Povoado São Victor - São Raimundo NonatoFilme: Orquestra dos Meninos


Dia 1° de julho - Quarta-feira18h - Povoado Currais - João CostaFilme: Ai que vida!


Dia 2 de julho - Quinta-feira18h - Povoado Sítio do Mocó - São Raimundo NonatoFilme: O Cangaceiro Trapalhão


Dia 3 de julho - Sexta-feira18h - São LourençoFilme: Os dois filhos de Francisco
Palco da Pedra Furada


Encerramento no dia 3 de julho - Sexta-feiraVagner Ribeiro e Valor de PI - TeresinaSinfonia da Chapada - Orquestra Sinfônica de Teresina

Impasse na criação da Comissão da Juventude

Dentre os inúmeros impasses existentes na Assembléia Legislativa um deles é a criação da comissão da Juventude. A proposição foi feita pela suplente de vereador, Socorrinha do PT.

Segundo ela, a Comissão teria um papel muito importante na promoção de projetos voltados para os jovens. Ela atribui a necessidade dessa Comissão com a carência de assistência para a juventude: ‘ Nós temos uma carência muito grande de políticas públicas voltadas para os joens.” O contraponto nesta historia é, segundo ela, a falta de incentivo do deputado João Madson, relator da Comissão para que esta seja aprovada. Em contrapartida o deputado defende sua argumentação e diz que não é contra a sua criação. ‘Eu não tenho nada contra a criação da Comissão, mas sugiro que ela seja incorporada a outra que já exista na Assembléia. Nós já temos oito Comissões aqui e esta pode muito bem ser fundida. Não que ela não seja importante.’’

A suplente ainda volta-se contra as argumentações do deputado e defende: ‘’ Não é porque as oito Comissões existentes na Assembléia não funcionam que isso indique que a nossa também não irá funcionar. Nosso intuito é trabalhar e vamos fazer de tudo para que ela seja implantada. Não aceitaremos a proposta de fusão porque isso vai tirar o foco das discussões acerca do jovem” , finaliza a suplente.

Nesta terça-feira, 30 de junho, o impasse deverá ser resolvido através de uma reunião que acontecerá na Assembléia Legislativa com a participação de jovens militantes e autoridades da Comissão.



Por Samilla Melo

terça-feira, 23 de junho de 2009

Mulheres ainda tem medo de denunciar agressão

Cerca de 80% das queixas registradas na Delegacia da mulher do Piauí, dizem respeito ás agressões físicas sofridas por elas. Atrás das estatísticas, contam-se histórias, e algumas dessas nem sempre têm um final feliz.

Não são todas as mulheres que permanecem fiéis à decisão de manter distância dos agressores e acabam voltando a prestar queixa pelos mesmos motivos. Algumas voltam atrás pedindo que a delegada solte seus companheiros em nome da família e do amor.

Vilma Alves é uma mulher de estatura baixa, negra elegante e corajosa.Tão corajosa que fundou há 20 anos, a Delegacia da Mulher do Piauí, a primeira das sete outra que se seguiram no estado.


A mulher brasileira, felizmente esta dando passos, na luta pelo fim da violência contra ela. Amparada pela lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006 e que vigora desde 22 de setembro de 2007, criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos da Constituição Federal.

A lei agora garante que a mulher tem o direito de denunciar todo e qualquer tipo de violência. No entanto, a delegada ressalta que encorajar a mulher a denunciar ainda é muito difícil.

Cabe a mulher que sofre agressão que denuncie que faça valer seus direitos.



Por Emanuela Pinto

Prefeituras podem não pagar o 13º salário

A Confederação Nacional dos Municípios fez um levantamento no país que apontou índices preocupantes. De acordo com a pesquisa, 1751 municípios deverão ter dificuldades para pagar o 13º salário no final o mês. O número corresponde a 40% dos municípios do país. O Piauí é um dos estados com maior chance de ter os salários afetados.

De acordo com a Associação Piauiense de Prefeitos Municipais – APPM, no Piauí cerca de 100 prefeituras estão na eminência de cortar o benefício. Um dos fatores destacados pelo vice-presidente da associação, Alcindo Piuailino, seria a queda no Fundo de Participação dos Municípios. “A arrecadação foi muito deficitária este ano e muitos prefeitos podem ter dor de cabeça.’’ Ele destaca ainda que a crise econômica afetou de forma significativa o orçamento e as arrecadações: “As medidas adotadas pelo governo federal para conter a crise sem dúvida foram cruciais para o déficit nos cofres públicos. A redução de impostos é um bom exemplo disso.”

O crescimento no número de prefeituras é mostrado no levantamento como um fator que também contribui para estes índices. Em relação ao ano de 2002, o número de municípios aumentaram em 30%.

Diante disso, a Associação dos Prefeitos faz um alerta aos gestores municipais: ‘Nossa função como entidade é alertar esses prefeitos, para que tomem medidas preventivas no sentido de evitar que esta situação aconteça. Por enquanto é um risco e pode ser evitado. O corte e a contenção de gastos devem ser pensados como alternativas por esses gestores”, finaliza Alcindo.

Por Samilla Melo


segunda-feira, 22 de junho de 2009

Camara dos vereadores discute organização do carnaval

A Camara dos vereadores de Teresina discutiu hoje a tarde, medidas para melhor organizar o carnaval na capital. A proposta foi feita pelos vereadores Rodrigo Martins e Edvaldo Marques, ambos do PSB e encabeçada por representantes e membros das escolas de samba e blocos de rua. Participaram da audiência representantes das escolas de samba, blocos, entidades que congregam as escolas de samba, FCMC, FUNDAC, além de autoridades municipais, estaduais e federais que possuem alguma relação com o tema tratado.

De acordo com o vereador Rodrigo Martins, a discussão aconteceu com antecedência porque segundo ele, é comum em época de carnaval ocorrerem questões polêmicas como a falta de foliões que compareçam ao local. "Esta preocupação é de todos os representantes de escolas de samba e da cultura em geral. Temos uma manifestação carnavalesca riquíssima em nossa capital mas, que por algum motivo, não está sendo valorizada e não conquistou uma repercussão como deveria''.

Para o representante do bloco de rua "Os Paçocas", Messias Júnior, a falta de organização e delimitação de um estilo próprio desfavorece o reconhecimento do evento e não atrai os populares que preferem na maioria das vezes, viajar para conferir o carnaval no interior do estado. "É uma infelicidade muito grande para nós ver o trabalho de um ano inteiro ser desvalorizado dessa forma. Não podemos mais continuar fingindo que estamos bem porque isso não é a realidade, não temos mais público para ver os nossos desfiles. Estamos aqui para entrar em um acordo, se a prefeitura acha que inserindo trios elétricos no evento ele será mais frequentado, aceitaremos mas temos de nos organizar antecipadamente para assimilarmos essas definições e trabalharmos em cima delas", complementa Messias.

O vereador Edvaldo Marques, um dos propositores da audiência, espera que as discussões tenham resultados definitios e satisfatórios. "A audiência pública é a oportunidade de todos que fazem ou dizem gostar do carnaval de Teresina discutirem e formularem uma política que revitalize o carnaval em nossa cidade. Essa política, deve privilegiar tanto os foliões que permanecem na cidade como aqueles que, além de permanecer, vivem o carnaval da cidade com todas as suas dificuldades, sejam elas financeiras ou técnicas", finaliza o vereador.

Por Jainara Costa

Vendedores ambulantes conhecem Shopping da Cidade


Os ambulantes que foram cadastrados pela Secretaria Municipal de Planejamento conheceram na manhã desta segunda -feira de hoje (22) as instalações do Shopping da Cidade e visitaram os boxes que serão ocupados. De acordo com o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Teresina a transferência e organização das mercadorias ocorrerá entre os dias 24 e 27 de junho.


A abertura para o público em geral será no dia 29 deste mês. O Shopping da Cidade é um projeto antigo, e recebeu um investimento de R$ 15 milhões a iniciativa faz parte o projeto de requalificação do Centro da cidade. O espaço possui 35 pontos de alimentação; 11 pontos de comércio e serviços, como farmácia e bancas de revistas; um espaço para terminais de auto-atendimento bancário; uma sala de vídeo com 60 lugares; três baterias de banheiros, cada uma destinada aos públicos feminino, masculino e portadores de necessidades especiais; espaço para os vendedores de castanha e doces e, ainda, uma loja âncora onde funcionará um supermercado.

Depois da transferência dos ambulantes a prefeitura dará inicio aos trabalhos de revitalização do centro serão reformadas as ruas do centro comercial e da Praça Rio Branco.

Por Samilla Mello

domingo, 21 de junho de 2009

Estudantes de jornalismo se mobilizam em manifestação contra o STF

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal da não exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, trouxe muita discussões e polêmica, os estudantes e profissionais da área não vão aceitar essa decisão de braços cruzados, estudantes, professores e profissionais da área se organizam em manifestação contra a decisão do STF nesta segunda 22em diversas partes do país, em Teresina o protesto será partir das 10:00 horas da manhã na Avenida Frei Serafim. Os estudantes todos vestidos de preto e com nariz de palhaço.

Os atos ocorreram de maneira simultânea em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Teresina e Caxias do Sul, em Porto Alegre, haverá manifestação na quarta.

Estão engajados nessa iniciativa a FENAJ, os Sindicatos de Jornalistas e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, também foram convocados profissionais e professores a participarem ativamente. Assim como demais segmentos profissionais, movimentos sociais, parlamentares, autoridades a comparecerem às atividades, levando às ruas o apoio e preocupações que já vêm externando aos jornalistas.

Por Jainara Costa

Internet: a tecnologia que vicia


Estamos no século XXI, considerado por todos a era da tecnologia, rapidez e agilidade. A máquina considerada líder em todos esses segmentos é o computador. A Internet, um sistema de comunicação que surgiu quase “sem querer” em plena guerra fria, é hoje capaz de interligar o ser humano ao mundo em um “estalar de dedos”.

A evolução da tecnologia acabou, felizmente, acarretando a queda de preços e o aumento no acesso aos programas dessa máquina a pessoas de baixo poder aquisitivo. A abertura de Lan houses, centros de Internet se multiplicam com o passar dos dias.

Em Teresina existem milhares de lan houses funcionando diariamente com o preço de R$1,00 à hora, com internet banda larga. Hoje o uso da Internet além de ter se tornado uma necessidade no âmbito educacional e profissional, trouxe para seus usuários o vicio.

A estudante de letras francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hilbênya Coeli Carneiro, 20 anos, se descreve como uma dependente da Internet. Depois de anos freqüentando quase que diariamente uma lan house perto de sua casa, ela finalmente adquiriu um computador, e assim considera que se tornou mais viciada ainda. “Todos os dias entro na Internet. Acho que sem um computador eu não seria nada. Além de trabalhos da universidade o PC serve para minha diversão. Já conheci até pessoas de outros países” Afirmou.

A jovem Hilbênya agora faz parte dos 36,3 milhões dos brasileiros que adquiriram computador e que podem navegar na rede no conforto de casa. “Ir pra lan house era muito legal. Mas agora o lado bom disso é que posso ficar muito mais tempo na Internet”. Completou.

O uso da Internet também virou mania no interior do Piauí. O paulista Israel Mendes Silva, 27 anos é dono de uma escola de informática e lan house há quase três anos na cidade de Itainópolis, que possui 10 mil habitantes e está localizada a 350 km de Teresina.

A Global informática, primeira e única lan house da cidade, que iniciou com quatro computadores, hoje os alunos da escolinha e freqüentadores avulsos já contam com quinze computadores com internet via satélite.

Ao mesmo tempo em que a abertura de uma única lan house em uma pequena cidade do interior trouxe o certo progresso que antes não existia, acabou acarretando também um vicio aos seus usuários. O intervalo no uso dos computadores da lan house de Israel não chega à meia hora.

Maria Aparecida, 12 anos, chega a gastar uma média de R$ 5,00 cada vez que vai a lan house “Ficar só uma hora online não tem graça. Eu gasto esse dinheiro sem pena, acho que é bem empregado” afirmou Maria.

Yasmim Ramos Pinto, 15 anos e estudante do 1º ano do ensino médio, é uma freqüentadora assídua de uma mesma lan house há mais de dois anos. Ela diz que usufruir tudo que a internet pode lhe dar a um preço tão pequeno é maravilhoso. “Já chamo de ‘minha lan house’ adoro ir lá. A Internet me encanta, ela é essencial pra mim” Afirma.

Apesar desses usuários admitirem que são viciados em Internet, afirmam que não necessitam de um tratamento mais sério. “Passar hora e horas na Internet para mim não pode ser considerada doença. A Internet me faz bem, e se me fizesse mal já tinha parado”. Afirmou Hilbênya Coeli.

De acordo com o Psicólogo Eric Pimentel, o vício na Internet é uma doença crescente na sociedade e o uso desordenado dessa tecnologia aumenta gradativamente os problemas de saúde de quem usa. “O vício na Internet, assim como em outras dependências, pode causar danos emocionais e físicos ao portador. Já acompanhei casos de pessoas que mudaram completamente os hábitos por causa do uso computador, até mesmo a higiene pessoal passa a “ficar de lado”. Os pais devem saber que assim como outras enfermidades, essa também possui tratamentos e os dependentes devem procurar ajuda de especialistas”. Esclarece Dr Eric.

Fica claro que a internet faz parte totalmente da vida da maioria da população piauiense e brasileira. O número de lan houses e de computadores a venda, mostra a busca de informação, diversão e rapidez que a nossa sociedade necessita hoje. Culturas se encontram e trocam suas experiência através de computadores espalhados pelo mundo todo. No entanto esse mecanismo deve ser utilizado com consciência e moderação não trazer junto com diversão um grande transtorno.

Sintomas físicos: taquicardia, a sudorese, a secura da boca, tremedeiras, comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo, como tendinite, obesidade, subnutrição, devido a má alimentação, e deformidade na visão, atacada pela luminosidade do monitor.
Sintomas psíquicos: incapacidade de concentração, angústia, sentimento de impotência, baixo rendimento escolar e profissional, e o sono.

Por Emanuela Pinto

sábado, 20 de junho de 2009

Órgãos decidem se mantém a exigência do diploma pra concursos em Jornalismo

A decisão do Supremo Tribunal Federal de pôr fim a exigência do diploma para a atuação na área do jornalismo trouxe átona outra discussão, agora a polêmica é acerca da exigência do diploma nos concursos públicos da área. O próprio Supremo Tribunal Federal irá abrir um concurso onde haverá vagas para jornalistas. A comissão de concursos analisa a situação, se será exigido ou não o diploma de jornalista ou nível superior em qualquer área.

De acordo com a Assessoria do STF, que apesar da não obrigatoriedade do diploma cada órgão poderá decidir se pedirá ou não o documento para o cargo de jornalista.

Hoje são quatro órgãos com concursos públicos abertos atualmente para o cargo: Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (1 vaga), Ministério da Justiça (2 vagas), Fundação Universidade de Brasília (formação de cadastro para editor de publicações, jornalista, redator e revisor de texto) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) (15 vagas).

Por Jainara Costa

Hoje é o dia D da campanha de vacinação contra a Poliomielite


Foi aberta oficialmente neste sábado a campanha de vacinação 2009 contra a poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. A solenidade ocorreu no Hospital do Buenos Aires, na zona Norte da cidade.


O Ministério da Saúde pretende atingir a meta para este ano de 71.042 crianças vacinadas em Teresina, isso representa 95% do total delas que vivem hoje na cidade.Para isso foram disponibilizadas para o município 100.900 doses de vacinas.


A campanha de vacinação contra a poliomielite teve iniciou no começo deste mês, onde foram distribuídas vacinas em todos as unidades de saúde da rede municipal. Segundo dados da Fundação Municipal de Saúde, ainda existem pelo menos 15 países no mundo onde são verificados casos de paralisia infantil.


A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus. É mais comum em crianças, mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.


Devem ser vacinadas todas as crianças até cinco anos de idade, a vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde da capital.


Confira vídeo ilustrativo sobre a Polio



Por Jainara Costa

narahcosta10@hotmail.com

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Empresas estudantis são exibidas na VII Feira de Miniempresas

Com o tema “Jovens com ação empreendedora” cerca de 200 adolescentes participam do projeto de incentivo aos negócio da associação Junior Achievement, no Sebrae. São estudantes que cursam o segundo ano do ensino médio e são instruídos para atividades práticas no mundo dos negócios.

A diretora executiva do projeto no Sebrae, Celina Tourinho, explica que a iniciativa ajuda esses jovens a conseguirem com mais facilidade a inserção no mercado de trabalho. “Aqui eles recebem instrução através de reuniões semanais com profissionais voluntários. A partir do aprendizado assimilado, estes pequenos empresários criaram suas próprias empresas, definiram qual seu púbico alvo, qual produto seria comercializado, estabeleceram regras de marketing, definiram preços e começaram a fabricação de seus itens”, explica a diretora.

Evelyn é uma das ativas no projeto. Junto a sua equipe teve a idéia de produzir luminárias. Para ela a criatividade e o trabalho em equipe foram os critérios que mais ajudou o grupo a alcançar bons resultados. ‘Aprendi bastante com o curso e com esta experiência penso em continuar no ramo. “Quero ser empresária”, afirma a estudante.

Outra equipe uma das treze formadas no período resolveu confeccionar camisetas com estampas sugestivas e cheias de simbolismo. A embalagem feita com garrafa pet na qual o produto é guardado também é alvo da criatividade e inovação dos alunos. Nós buscamos acima de tudo fazer o diferencial e através da idéia de customizar as camisas sob encomenda e colocar nelas o inusitado, temas diferentes e incomuns é que esperamos conquistar a clientela. Ainda, vimos que este mercado é pouco explorado em Teresina. Já temos até encomendas!”, afirma orgulhoso André Veloso.

O trabalho dos estudantes será divulgado amanhã, às 10 horas, durante a abertura da VII Feira de Miniempresas da Junior Achievement, na praça de eventos do Teresina Shopping, que este ano reunirá produtos das 13 empresas estudantis, geridas por cerca de 200 estudantes do segundo ano do ensino médio da rede pública e privada de ensino de Teresina e Parnaíba.


Por Samilla Melo


Ministério da Saúde aponta que 16 % dos brasileiros traem seus parceiros


O Ministério da Saúde realizou uma pesquisa onde aponta que 16% da população brasileira têm relações casuais enquanto estão em um relacionamento fixo, ou seja, traem seus parceiros. Segundo as estatísticas dos 43,9 milhões que viviam com companheiros, 7,1 milhões tiveram parceiros eventuais.

A pesquisa foi realizada através de 8 mil entrevistas com homens e mulheres , nas 5 regiões do país, na idade entre 15 a 65 anos. Mas a principal preocupação levantada na pesquisas é o baixo uso do preservativo nas relações sexuais, segundo os dados 63% não usaram camisinha ao fazerem sexo com um parceiro eventual. As mulheres são as que mais dispensam o uso do preservativo: 75%, contra 57% dos homens.

Através desse resultado foi feita uma comparação entre os dados da PCAP (Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas) da população brasileira de 15 a 64 anos realizada em 2008 e o levantamento feito em 2004 mostra que o brasileiro tem feito mais sexo casual. Em 2004, 4% das pessoas afirmaram ter tido mais de cinco parceiros casuais no ano anterior. No levantamento atual, o índice mais do que dobra, chegando a 9,3%.

A pesquisa também indica que houve uma queda no uso do preservativo com relações eventuais. Considerando-se indivíduos com idade entre 15 e 54 anos, 51,6% usaram camisinha em todas as parcerias eventuais, de acordo com os dados de 2004. Em 2008, o percentual cai para 46,5%.

STF suspende a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo

Após 40 anos de sua criação, o diploma de jornalista não é mais obrigatótio. Nessa quarta-feira(17) o Superior Tribunal Federal liberou as empresas de Comunicação para contratarem pessoas sem formação superior.

Isso não quer dizer que o curso de Jornalismo será extinto. No caso, a empresa é que decidirá se dispensarão ou não o diploma na hora da contratação.

No momento da votação o ministro-relator, Gilmar Mendes, comparou o jornalista a um cozinheir, que para ser bom não precisa de diploma.

Piauí vai sediar o maior evento na arqueologia mundial: O Global Rock Art

No final do mês junho o Piauí sediar o congresso que vai ser um marco na arqueologia mundial. O Global Rock Art acontecerá de 29 de junho a 3 de julho na cidade de São Raimundo Nonato (a 517 km de Teresina).


O Global Rock Art vai reunir pesquisadores, estudantes e outros interessados no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres. Cerca de 1.300 arqueólogos de todas as partes do mundo apresentarão seus trabalhos e informações relacionadas com todos os continentes, mostrando assim que a arte rupestre é uma manifestação cultural mundial.

O Congresso Mundial deve consolidar três décadas de pesquisa da professora Niède Guidon. A expectativa é que cerca de 600 autoridades da área, reunidas no Global Rock Art, reforcem a teoria de Guidon de que o primeiro homem do continente surgiu no Piauí, mais precisamente na Serra da Capivara. Os estudos começaram em 1973. Segundo a cientista, pelos dados encontrados até agora, o primeiro homem das Américas chegou ao continente ao mesmo tempo em que estava chegando a outras regiões do mundo, por volta de 130 mil de anos.

O homem que aportou na Serra da Capivara tinha uma cultura muito avançada, pela arte rupestre que foi encontrada suas representações de cerimoniais. Mas, infelizmente, a chegada do homem ‘civilizado', no século XVIII, foi extremamente violenta e massacrou esses povos.

mais informações acesse aqui

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Lançamento do DVD e da próxima edição do Rally Cerapió/Piocerá acontece sábado


O Rally Cerapió/Piocerá, uma das maiores aventuras off-road do Brasil e a maior prova off-road de regularidade da América Latina, agora em DVD. O Piocerá que aconteceu no mês de janeiro, contou com a participação de competidores de 20 estados brasileiros e de mais quatro nacionalidades. O DVD, conta em 80 minutos de duração, toda as emoções, aventura, velocidade, turismo e motores do início ao fim, com narração e trilha sonora que resumem muito bem o sucesso do evento que percorreu as mais belas cidades do Piauí e do Ceará.


O lançamento do DVD acontece no próximo sábado, na ocasião também haverá o lançamento das novidades da próxima edição, o Rally Cerapío 2010, que já com quase tudo pronto, de acordo com os organizadores já estão definidos o roteiro e datas.A partida está marcada para o dia 25 a 30 de janeiro na capital do Ceará, Fortaleza, com chegada em Parnaíba, no litoral piauiense, com vistorias, briefing e largada promocional. A largada oficial será no dia 27, no trecho de Caucaia, litoral cearense.


A próxima edição conta com um diferencial, a quarta e última etapa da prova desbravará municípios, paisagens e muitas belezas naturais do litoral piauiense e não haverá chegada em Teresina, somente o deslocamento para retorno dos participantes. As inscrições serão abertas nos próximos dias.

Vídeo do Piocerá:




Por Jainara Costa

Estudantes recorrem contra proibição da meia passagem para cursos de extensão

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina – SETUT quer proibir a meia passagem para os alunos do curso de extensão. A medida vem gerando polêmica entre os estudantes.

Diante disso, integrantes do Diretório Central dos Estudantes – DCE da Universidade Federal do Piauí – UFPI, estão tomando providências para que a decisão do SETUT seja invalidada. Para os representantes dos alunos, a medida foi totalmente inapropriada e não houve nenhum aviso prévio ao DCE. “Nós só fomos avisados durante o processo de emissão da terceira remessa das carteiras e sem saber disso continuamos emitindo como vinha sendo feito nos últimos anos” explica Floro Almeida, diretor de finanças do DCE.

Para tentar remediar a situação a entidade já contratou um advogado. A argumentação legal irá analisar tanto o direito do desconto de 50% nos transportes e em atividades culturais, como a lei de diretrizes e bases, onde os estudantes de cursos de extensão estão vinculados no meio acadêmico como em qualquer outro curso.

De acordo com a assessoria jurídica do Diretório a justificativa do SETUT é de que os cursos de extensão da universidade não são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação. “Não compete ao Conselho Estadual reconhecer cursos de nível federal. A carteirinha é válida em todo o Brasil para estudantes de cursos de extensão, por que aqui querem fazer diferente?” Argumentou o assessor jurídico do DCE que cuida do caso, Enzo Samuel.

Enquanto o impasse não é decidido, os estudantes dos cursos de extensão sentem-se ameaçados com a medida: “Eu, assim como milhares de estudantes, dependem do transporte coletivo para frequentar as aulas. Acho que o SETUT está querendo lucrar com isso. Pedimos às autoridades que acatem essa decisão, pois a meia passagem é válida para alunos do curso de extensão em todo o país. Como vai ficar a nossa situação?” Questiona Marco Gomes, aluno do curso de extensão em espanhol da UFPI.

A entidade avisa que não vai desistir de derrubar a medida imposta pelo SETUT “O DCE não vai se render a uma argumentação inválida do SETUT. Vamos continuar expedindo as carteiras informado a situação para os estudantes. Enquanto isso vamos procurar uma forma de resolver o impasse, tentando acordos, mas a nossa posição é de não aceitar a medida e faremos o possível para que ela seja impedida”, ressalta Floro Almeida.

Por Samilla Melo

Samilla_km@hotmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2009

Definidos últimos detalhes pra o início dos Folguedos


A Fundação Cultural do Piauí- Fundac, realizou nesta terça-feira, 16, uma reunião com sua equipe para definir os últimos detalhes para os Folguedos deste ano, estavam presentes todos que irão trabalhar durante os dez dias de evento.


Em sua XXXIII edição o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí esta finalizando os preparativos e espera um público enorme durante todos os dias da maior festa junina do Estado. Tudo esta sendo preparado com a maior dedicação para oferecer ao público serviços de qualidade e a muita diversão.


A reunião foi comandada pelo coordenador geral dos folguedos, Chagas Vale, onde foram definidas as equipes de trabalho e as ações dos setores envolvidos como limpeza, recepção dos grupos, transporte, fiscalização e outros setores, são pessoas fundamentais para o sucesso do evento e para que a festa aconteça sem problemas.


A presidente da Fundac, Sônia Terra, também esteve presente e fez questão de conversar com todos que iram trabalhar no evento, reforçando a importância do trabalho de cada um.


Sucesso de público em todos os anos, o XXXIII Encontro Nacional de Folguedos do Piauí será realizado de 19 a 28 de junho, agora em novo local,na Vila Olímpica do Estádio Albertão, em uma área que irá abrigar os espaços do Palco Nacional, Palco das Tradições, Palco do Forró e espaço da apresentação das quadrilhas e dos grupos de bumba-meu-boi.

Por Jainara Costa
narahcosta10@hotmail.com

Arraiá da Uespi acontece no próximo dia 3 de julho

No mês de São João a Universidade Estadual do Piauí se prepara para mais uma festa Junina. O 5º arraiá da Instituição acontece no próximo dia 3 de julho no estacionamento do Campus.

Estudantes de todos os cursos e convidados curtirão a festa ao som de muito forró. Barracas com bebidas e comidas típicas serão administradas pelos próprios estudantes, o lucro será destinado ao próprio centro acadêmico do curso. A barraca será cedida pela universidade um dia antes do evento.

Quem quiser curtir toda a festança basta ir para o Capus Poeta Torquato neto e se esbaldar no arraiá.

Por Emanuela Pinto
manusp20@hotmail.com

Livro reúne a história de 33 escritoras piauienses


A obra Antologia de Escritores piauienses, (Século XI à Contemporaneidade), que foi pré lançada no Salão do Livro do Piauí- Salipi, retrata a vida e obra de 33 escritoras piauienses contadas pelas professoras, Algemira de Macedo Mendes e Olivia Candeia Lima Rocha dos cursos de Letras/ português e história da Universidade Estadual do Piauí.

O livro possui 228 páginas, onde o leitor poderá conhecer a história de diversas escritoras importantes do Estado. A antologia é organizada em duas partes, a primeira traz resultados de pesquisas sobre as quatro primeiras mulheres que produziam literatura no Piauí, desde do século XIX a meados do século XX. Já na segunda parte , que é bem maior, estão reunidas os nomes de 29 escritoras que contribuíram ou ainda contribuem pra a Constituição da Literatura piauiense.

Histórias e relatos da vida de escritoras importantes não iram faltar, como a história de Amélia Carolina de Freitas Beviláqua, que nasceu no dia 7 de agosto de 1860, na fazenda Formosa, no município de Jerumenha, no Sul do Piauí. Ainda menina, Amélia, que era filha de desembargador, foi morar em São Luís (MA), onde o pai foi jurista e presidente da então província do Maranhão. Amélia iniciou sua vida literária bem cedo. Ainda enquanto estudante primária, ela chegou a integrar a Academia Piauiense de Letras (APL). A escritora piauiense, que falava francês e inglês fluentemente, concluiu seus estudos no Recife (PE) e faleceu em 1946, no Rio de Janeiro.

A oficina da palavra será o local de lançamento do livro, onde haverá ainda um recital, os organizadores também querem reunir todas as escritoras vivas no local do evento, a data de lançamento da obra ainda não foi confirmada.

Por Jainara Costa
narahcosta10@hotmail.com

domingo, 14 de junho de 2009

Encontrado o corpo da 8º vitima da tragédia em Cocal

Equipes do corpo de bombeiros, com a ajuda de um morador, encontraram o corpo de Raissa Alves dos Santos, de 1 anos e três meses,no povoado de Angico Branco. Raissa seria a 8ª vitima do rompimento da barragem de Algodões I na cidade de Cocal da Estação, Norte do Piauí.

A menina era filha de Francisco das Chagas Alves de Sousa, que além de Raissa, tem outra filha que desapareceu no dia do rompimento da barragem, é Taissa Alves dos Santos, de 9 anos.

As buscas ainda continuam na cidade. Estão sendo utilizados cães farejadores para agilizarem as buscas.

Foto da trágedia da barragem de Algodões I:



Por Emanuela Pinto
manusp20@hotmail.com

Caminhada da Fraternidade leva milhares de fieis as ruas de THE

Em sua 14º edição, A Caminhada da Fraternidade,este ano com o slogan “Esperança que faz acontecer”, mostrou como é grandiosa a fé do povo de Teresina. Fieis, autoridades e personalidades da capital se reuniram na manhã desse domingo (14) formando uma ‘imensa’ corrente de união e solidariedade.

Às 7h da manhã já havia um grande número de pessoas reunidas no adro da Igreja São Benedito, onde foi celebrada uma missa, em seguida todos se aqueceram, para dar início à caminhada pelas principais ruas de Teresina. O percurso começou na Avenida Frei Serafim, seguindo pela Av. João XXIII e Av. Nossa Senhora de Fátima. O encerramento e a benção final aconteceu na Avenida Universitária, no balão da Universidade Federal, com shows musicais.

O evento concentrou os esforços de um grande número de colaboradores, que trabalharam em ritmo acelerado para levar muita gente pra caminhada em benéfico aos mais necessitados. O Kit era vendido a R$ 12,00 e a renda doada a instituições de caridade.

De acordo com a Arquidiocese de Teresina, o evento é promovido todos os anos com o objetivo de somar forças para construir uma sociedade mais igualitária, valorizando o ser humano, no combate ao preconceito e a exclusão social buscando assim uma sociedade mais justa.

A igreja Católica afirma que a Caminhada da Fraternidade beneficia centenas de pessoas. Todos os recursos arrecadados durante o evento são destinados a diversas entidades na capital.


Por Jainara costa

Narahcosta10@hotmail.com